O Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (GEPAMA-FEF/UnB) começou a ser idealizado por seu líder Prof. Dr. Paulo Gutierres Filho em março de 2014, entretanto, só foi concretizado essa idealização em agosto de 2016, após a certificação pelo CNPq e a criação do Laboratório de Atividade Motora Adaptada (LABAMA - FEF/UnB).

O (LABAMA - FEF/UnB) visa desenvolver intervenções, estudos e pesquisas científicas relacionadas às populações especiais, contemplando os enfoques clínico, epidemiológico, pedagógico, antropológico, sociológico, filosófico e tecnológico. O (GEPAMA-FEF/UnB) que está vinculado ao (LABAMA - FEF/UnB) tem como vice-líder o Prof. Dr. Alexandre Rezende.

Possui três linhas de pesquisa com seus respectivos objetivos, são elas:

1) Aspectos psicológicos e biológicos aplicados a populações especiais (Desenvolver estudos sobre a estrutura e a função psicocorporal de populações especiais no âmbito do esporte e da reabilitação);

2) Aspectos sócio-antropológicos e filosóficos aplicados a populações especiais (Desenvolver estudos sobre a influência da Educação Física e/ou da prática esportiva nos processos de inclusão);

3) Avaliação e intervenção em populações especiais (Desenvolver estudos sobre avaliação física e psicológica e/ou diferentes intervenções em populações especiais).

No âmbito do ensino o (GEPAMA-FEF/UnB) tem colaborado em disciplinas da graduação e pós graduação (lato sensu e stricto sensu) tais como, por exemplo: Educação Física Adaptada (graduação), Atividade Motora Adaptada ( Mestrado e Doutorado). Ainda no âmbito do ensino existe um projeto de ação contínua da FEF-UnB, intitulado GENES - Natação para pessoas com Deficiência, onde todas as terças e quintas feiras das 14 às 16hs são atendidas aproximadamente 30 pessoas com deficiência, do bebê ao idoso, cujos alunos matriculados nas disciplinas de projeto de extensão 1 ou 2 que optarem por realizar estágio no GENES, tem vivenciado diversas experiências práticas em sua formação inicial ao atuarem diretamente com este público, tudo sob a tutela dos respectivos líderes do projeto GENES (Prof. Dr. Alexandre Rezende e Prof. Dr. Paulo Gutierres Filho).

No âmbito da extensão o (GEPAMA-FEF/UnB) organizou um seminário sobre Avaliação e Diagnóstico Psicomotor e três Simpósios Internacionais de Atividade Física Adaptada com a participação de profissionais renomados internacionalmente na área da atividade motora adaptada como por exemplo o Prof Dr. Jorge Fernandes da Universidade de Évora e o Prof Dr. Samuel Hodge da Universidade de Ohio. Na pesquisa está sendo desenvolvido um projeto "guarda chuva" desde 2014 que se encontra em andamento, intitulado: "Estudo guarda-chuva envolvendo pesquisas teóricas, metodológicas, tecnológicas e empíricas sobre fatores genéticos, metabólicos, ortopédicos, reumatológicos, neurológicos, psiquiátricos, oncológicos, respiratórios e cardiovasculares que afetam a estrutura e a função psico-corporal, o nível de atividade física, o estilo de vida, a qualidade de vida, a funcionalidade, as condições de saúde e a motricidade de pessoas com desenvolvimento típico ou grupos especiais". Alguns outros projetos já finalizados foram desenvolvidos, tais como:

a) Construção e validação de um questionário sobre barreiras para a prática de atividade física em pessoas com deficiência visual de Brasília-DF;

b) Crenças de professores de educação física antes e após participação no I simpósio de atividade física adaptada do Distrito Federal;

c) Efeitos de um programa de Equoterapia na função motora grossa, qualidade de vida, desempenho funcional e ocupacional de crianças com Paralisia Cerebral; entre outros. Em relação aos principais resultados realizados pelo (GEPAMA-FEF/UnB), foram publicados inúmeros artigos em periódicos com estratos intermediários e superiores, três livros de forma impressa, e quatro capítulos de livro (impressa e digital).

Além de inúmeras orientações desde iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado. Uma das recentes publicações do (GEPAMA-FEF/UnB), foram os artigos a) Effects of Equine-Assisted Therapy on the Functioning of individuals with disabilities: systematic review and meta-analysis (publicado no journal physiotherapy theory and practice); b) Tradução e adaptação transcultural do Questionnaire de Satisfaction de la Personne Amputée face à sa Prothèse (SAT-PRO) para a língua portuguesa do Brasil (publicado na revista Acta Fisiátrica).